Esta sequência
didática é estruturada a partir de um jogo didático, em que o professor e
alunos interpretam papéis. O professor é o dirigente de uma fundação que
investe em ciências naturais, e os alunos fazem parte de um conjunto de
investigadores, o Conselho Mundial de Investigação Cosmológica (COSMIC), responsável por escolher onde serão investidos
os recursos da fundação.
Este jogo e conjunto
de aulas está sendo produzido e avaliado pelo GrAFiE – Grupo de Atualização da
Física Escolar liderado pelo prof. Dr. Ivã Gurgel, do Instituto de Física da
Universidade de São Paulo. Criado em 2011, este grupo é composto por pesquisadores em ensino de ciências e professores de
física de escolas públicas do Estado de São Paulo. A criação coletiva desta
sequência pelos integrantes do grupo faz parte de uma pesquisa de doutorado,
que busca implementar no ensino médio atividades didáticas sobre a
história da cosmologia na primeira metade do século XX.
Para isso, contamos com
sua ajuda participando das atividades e ajudando a melhorá-las com sugestões e
críticas construtivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário